Reposição Hormonal

Menopausa é o período fisiológico após a última menstruação espontânea da mulher. No início da menopausa, a mulher poderá sentir sintomas muito fortes, o que interfere na sua maneira de viver e em sua qualidade de vida. Considerando a idade média da instalação da menopausa, por volta dos 45 anos, veremos que as mulheres passarão um terço de suas vidas sem hormônios. O período de transição até a menopausa é denominado climatério.

Muitos podem ser os sintomas indesejáveis quando as mulheres entram na menopausa. Com a diminuição dos hormônios estrogênio e progesterona, nesta fase de transição, surgem as ondas de calor, alterações no humor, na pele e nos cabelos, redução da libido, dor de cabeça entre outras mudanças desconfortáveis. Melhorar estes sintomas é o objetivo dos diferentes tipos de terapia hormonal (TH) na menopausa e climatérico (período de transição até chegar a menopausa) O uso de hormônios pode trazer benefícios surpreendentes, mas a aplicação em cada paciente deve ser estudada para que não haja riscos.

É a falta de estrogênio que causa a secura vaginal, que acaba por afetar o desejo sexual, e a satisfação sexual. O estrogênio também é relacionado ao equilíbrio entre as gorduras no sangue, colesterol bom (HDL) e colesterol ruim (LDL). Estudos mostram que as mulheres na menopausa têm uma chance muito maior de sofrerem ataques cardíacos ou doenças cardiovasculares. Outra alteração importante na saúde da mulher pela falta de estrogênio é a irritabilidade e a depressão. O estrogênio está associado a sentimentos de bem-estar e elevada autoestima, e a falta dele pode causar depressão em graus variados. O estrógeno também ajuda a fixar o cálcio nos ossos e, quando é reduzido devido à menopausa, as mulheres ficam mais sujeitas à osteoporose. A falta de estrogênio está relacionada ao Mal de Alzheimer, perda total e progressiva da memória.

A terapia hormonal ajuda a retardar a instalação de osteoporose, e é realizada para amenizar esses sintomas a fim de evitar que doenças mais sérias se desenvolvam. Para mulheres que não podem usar os estrogênios, existem alternativas com medicamentos que também diminuem os efeitos da menopausa. A TH não afeta o ganho de peso ou aumento do índice de massa corpórea.

A terapia hormonal pode ser feita via oral, transdermica (cremes, gel e adesivos) e por implantes hormonais que podem durar até 6 meses. O tratamento deve ser individualizado, assim como o período da terapia hormonal. De acordo com o documento da Sobrac (Associação Brasileira de Climatério), ainda não há um consenso sobre essa questão, mas a continuação ou interrupção depende de criteriosa análise da relação risco/benefício. “O tratamento deve ser individualizado, pois é preciso acompanhar a manutenção dos benefícios, a melhora da qualidade de vida e o aparecimento de efeitos adversos”.

Dra. Carolina Haddad - Reposição Hormonal
Dra. Carolina Haddad CRM - 109.443
Ginecologia, Medicina Reprodutiva, Histeroscopia, Videolaparoscopia, Obstetrícia, Cirurgia Íntima, Laser Vaginal e Cirurgia Robótica.

Dúvidas? Preencha o formulário abaxio para entrar em contato