Câncer de colo do útero: quando é indicada a Colposcopia?

No Brasil,o câncer de colo é o 3º. tumor mais frequente na população feminina e a 4ª causa de morte por câncer entre as mulheres.

A colposcopia é um exame ginecológico que utiliza um tipo de microscópio chamado colposcópio que permite ver de forma ampliada e detalhadao colo do útero, a vagina e a vulva e investigar lesões benignas, pré-malignas e malignas. Também pode ser identificado pelo exame doenças, como: inflamação do colo do útero, dor pélvica, pólipos benignos, sangramentos e verrugas genitais no colo do útero (geralmente causadas pelo vírus do HPV).


A colposcopia permite:
Determinar a presença de achados anormais, sugerindo o grau da lesão (severidade), sua topografia, extensão e direcionar a biópsia para o local mais apropriado;
– Identificar o tipo de zona de transformação.
– Planejar o tratamento.
 

O exame é realizado no consultório e nas 72 horas que antecedem a colposcopia recomenda-se não estar menstruada, não ter relações sexuais e evitar duchas vaginaise cremes íntimos. Quando alguma lesão é identificada pode ser realizada uma biópsia para obter um diagnóstico mais preciso.

A dra. Carolina Haddad realiza a Colposcopia na clínica Biogera, atendendo toda Sorocaba e região.

 

Dra. Carolina Haddad - Câncer de colo do útero: quando é indicada a Colposcopia?
Dra. Carolina Haddad CRM - 109.443
Ginecologia, Medicina Reprodutiva, Histeroscopia, Videolaparoscopia, Obstetrícia, Cirurgia Íntima, Laser Vaginal e Cirurgia Robótica.

Dúvidas? Preencha o formulário abaxio para entrar em contato