Medicina Reprodutiva – Causas Femininas

As causas da infertilidade feminina podem ser classificadas nas seguintes categorias:

. Endometriose: é responsável pela maior parte dos casos de infertilidade feminina. Caracteriza-se pela presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina. A endometriose pode acarretar alteração nas tubas uterinas, alteração na ovulação ou pode dificultar a penetração dos espermatozóides nos óvulos e aumentar os níveis de fatores inflamatórios na pelve.

. Fator uterino: Miomas, pólipos endometriais, cicatrizes na cavidade uterina após curetagem são exemplos de alteração da cavidade uterina que podem ocasionar a dificuldade de implantação embrionária

. Fatores hormonais ou ovulatórios: a idade, doenças da glândula tireóide, aumento de produção da prolactina e síndrome dos ovários policísticos são possíveis fatores associados a dificuldade de ovulação. Outro exemplo é deficiência do corpo lúteo, um tecido presente no óvulo fertilizado encarregado de promover também o cancelamento da menstruação, mas nem sempre produz os hormônios necessários para realização dessa tarefa.

. Fator Tubário: a alteração e perda de função das tubas uterinas estão relacionadas a endometriose e possíveis ocorrências de infecções na região pélvica causadas por Chlamydia e Gnococo, o acúmulo de líquido decorrente de infecções (hidrossalpinge) dificulta na implantação de pré embriões.

Dra. Carolina Haddad - Medicina Reprodutiva – Causas Femininas
Dra. Carolina Haddad CRM - 109.443
Ginecologia, Medicina Reprodutiva, Histeroscopia, Videolaparoscopia, Obstetrícia, Cirurgia Íntima, Laser Vaginal e Cirurgia Robótica.

Dúvidas? Preencha o formulário abaxio para entrar em contato